quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Descrição: Textos para análise e participação nos fóruns de debate



Antecedendo a realização das oficinas os educadores receberão, via email ou em forma de apostilas de textos os materiais, contendo temas que serão abordados e problematizados nos fóruns do site oficial do projeto.


Os textos e as problematizações pertinentes às temáticas serão extraídos do material do curso GDE (Sugestões em anexo).


Textos de capacitação dos educadores

Utilizaremos como suporte os textos, apostilas e fóruns veiculados pelo curso GDE – Gênero e Diversidade na Escola


Texto problematizador:

Geralmente, somos pegos em armadilhas sem percebermos e acabamos reforçando estereótipos e atitudes racistas e sexistas em nossos alunos.
Antes de trabalhar o preconceito com eles, precisamos detectá-lo em nós mesmos e avaliar o quanto estamos contribuindo para reforçá-lo, mesmo que inconscientemente, em nossos alunos.

Ao ouvir uma piada racista ou preconceituosa, o professor deve tomar uma atitude. Se pensarmos que não há mal algum em ouvir uma piadinha e reproduzi-la, estaremos sendo coniventes com o que deveríamos combater.

Para pensar e refletir:

• Elogio e valorizo alunos negros e de outras etnias da mesma forma como elogio e valorizo os alunos brancos?
• Dou as mesmas oportunidades para meus alunos, não importando sua etnia, sexo e procedência?
• Estou atento(a) ao fato de que muitos alunos têm uma imagem negativa de si, de sua aparência e de suas capacidades e preparo atividades para tentar ajudá-los a melhorar a auto-imagem?
• Chamo algum aluno por seu apelido (mesmo que este seja ofensivo)?
• Na maioria das vezes, escolho alunos brancos para atividades de destaque?
• Distribuo igualmente atividades entre alunos e alunas?
• Acredito que as mulheres são mais direcionadas para disciplinas da área de humanas e os homens para as da área de exatas?
• Trato o aluno portador de necessidades especiais de maneira diferenciada, exigindo menos dele que dos demais por considerá-lo frágil?
• Incentivo atitudes de competição entre alunos e alunas?
• Quando algum aluno é alvo de uma piada ou comentário maldoso por parte dos colegas, aproveito a situação para discutir essa atitude?
• Questiono estereótipos e papéis definidos para homens e mulheres?
• Atribuo tarefas "femininas" para alunas e tarefas "masculinas" para alunos?
• Combato a homofobia e defendo o direito do adolescente de se expressar e desenvolver sua sexualidade?

Pertencemos à raça humana, que apresenta seres com diferentes características físicas (cor de pele, cabelo e olhos; altura; peso; tamanho de nariz e orelhas, entre outros), portanto as antigas idéias de raça (divididas com base nos fenótipos) ocasionaram graves problemas sociais e alimentaram ideologias como o nazismo e o apartheid, que pregavam (e possuem seguidores até hoje!) a existência de uma raça superior ou pura.

Oficinas com os educadores

“A postura do professor é crucial no combate ao preconceito e estereótipo no cotidiano escolar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário